terça-feira, 13 de março de 2018

Conclusões


Amandha Melo – n° 02
O tema do blog foi o daltonismo, aonde pude concluir que ela é uma doença genética que ocorre por um distúrbio no cromossomo X. As doenças genéticas estão totalmente ligadas ao DNA, e na maioria das vezes passam de pais para filhos por serem doenças hereditárias. Existem três tipos de doenças genéticas, dentre elas, a que está ligada ao cromossomo, aonde eles sofrem modificações, e é nesse tipo que o daltonismo está inserido.
A doença daltonismo está caracterizada por distorcer as cores que vemos, não sabendo distinguir qual cor é qual, principalmente entre o verde e o vermelho, isso acontece geralmente por casos na família, e na maioria dos casos acontecem com os homens, já que é causado pelo cromossomo X, fazendo eles terem maior chances de pegar o X danificado, já que eles têm apenas um e as mulheres têm dois X em seus DNA’s.
Dentro do daltonismo, existem três tipos, a Protanopia, que seria o mais comum dentre as pessoas, que enxergam tons mais amarronzados e não tem ou tem pouquíssimo pigmento vermelho, fazendo eles confundirem bastante vermelho e verde. A Deuteranopia que não tem os pigmentos verdes, sendo assim, enxergando em tons amarronzados e por último a Tritanopia é a mais rara de todas e afeta a identificação de cores azul e amarelo, elas não enxergam a cor laranja.
Existem doenças que podem levar ao daltonismo, como a diabetes. Não há uma cura e existem duas formas principais de fazer o diagnostico da doença, com o teste de Ishihara e a Eletrorretinografia que é geralmente feita em animais, principalmente cachorros.

Ana Carolina S. de Oliveira – n° 03
As doenças genéticas envolvem o DNA, o material genético, de forma que pode ser passado de maneira hereditária ou se formam com o tempo, com alterações no material genético.
O daltonismo é a incapacidade de diferenciar as cores, que pode ser causado por hereditariedade, passado pelo material genético, mas também pode ser causado por lesões nos olhos ou lesões neurológicas que prejudiquem os cones, encontrados nos olhos, que definem as cores.
Existem três tipos de daltonismo, o mais comum é Protanomia, que os tons das cores são reconhecidos de formas distorcidas. Outro é Deuteranopia o verde não é identificado, passado a ver a cor como marrom. E por último, Tritanopia, o mais raro, não identifica a cor laranja, tendo maior intensidade.
Atinge principalmente homens, e prejudicam em algumas áreas de trabalho. Encontrada no cromossomo X, dando aos homens a maior probabilidade de adquiri-la.

Beatriz Cristiane – n° 04
Com esse trabalho pude ter novas informações sobre um problema que é muito
conhecido mas que muitos não sabem por que isso ocorre,o daltonismo é uma
doença hereditária que tem como si própria a confusão de visão entre as cores
como por exemplo ver Cinza e a cor ser marrom.

Heloa S. Lima de Oliveira – n° 18
O daltonismo é uma doença genética hereditária que também pode ser resultado de uma lesão nos olhos e na cabeça. Essa Doença atinge mais o sexo masculino pois eles tem somente um cromossomo X, já as mulheres têm possibilidade de ter porém é bem menor pois elas têm dois cromossomos X. Quando uma pessoa tem o daltonismo ela não consegue identificar algumas cores, como as primárias, isso acontece porque a pessoa tem ausência ou um número muito baixo de um tipo de célula que são responsáveis por reconhecer as cores, essas células são chamadas de cone e são sensíveis as cores. Existe três tipos de daltonismo: Protanopia, que é o tipo mais comum de todos; Deuteranopia; Tritanopia: que é o tipo mais raro. Hoje não existe um tratamento específico para essa doença, então a pessoa que tem ela é forçada a conviver e se adaptar às situações do dia a dia.

Laura Araújo – n° 22
Conclui-se que o Daltonismo é uma doença que é bastante comum entre algumas pessoas, não é difícil achar alguém que seja daltônica, ou, às vezes, muitas pessoas não sejam 100% daltônicas, mas possuem uma pequena dificuldade de diferenciar/confundir apenas algumas cores. Isso se dá por conta de uma lesão na retina.
É correto dizer que essa doença afeta mais os homens do que as mulheres por conta de seus cromossomos. Pois, o homem possui apenas um cromossomo X enquanto as mulheres possuem dois (XX). 
Essa doença não possui uma determinada cura,  mas a própria não impede as pessoas de viverem sua vida normalmente, até porque ela não atrapalha, pode haver casos que algumas pessoas nem sabem que possuem o daltonismo. Os indivíduos que a possuem, aprendem a administrar as cores de sua forma nas situações do dia dia.

Raphaela Sena – n° 30
Com esta pesquisa eu pude concluir que as doenças genéticas são aquelas que envolvem alterações em materiais genéticos, como o DNA. Elas afetam e em muitas vezes causam o mau funcionamento de diversos fatores em nosso corpo. O daltonismo, por exemplo, é uma doença genética  é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho, fazendo com que a pessoa perca o tempo, não consiga fazer atividades rotineiras e consideradas simples, por conta desse distúrbio genético. Por isso, é tão importante estar informado sobre essa doença e sobre como ela se manifesta. Causado por genes recessivos, a doença é mais comum em homens do que em mulheres, mas sempre acompanhando a evolução dela, é o fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário